– Computadores & CIA

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA
 BREVE HISTÓRIA
 Os primeiros computadores pouco lembram os da atualidade.
Os primeiros computadores pouco lembram os da atualidade.

Desde épocas remotas, a humanidade busca  auxílio em intrumentos para facilitar o cálculo. Talvez os pequenos seixos, conchas e sementes possam ser lembrados como os precursores dos aparelhoe sofisticados da contemporâneidade, além, é claro, dos próprios dedos das mãos. Tem-se notícia no ábaco chinês como um dos primeiros engenhosos artíficios da antiguidade para operar com muitos números, que consiste numa armação de madeira emoldurando bolinhas ou contas presas em haste metálica. Mas só foi mesmo no século XVII que o matemático e filósofo francês Blaise Pascal inventou a primeira calculadora. Para auguns autores, entretanto, o projeto do computador deve ser, por justiça, atribuido ao matemático inglês Charles Babbage, que o concebeu teoricamente. É bem verdade que houve historicamente muitas contribuições, inclusive a criação do código binário pelo matemático inglês George Boole (1854). Já em 1890, o norte-americano Hermann Hollerith criou máquinasde perfurar cartões utilizadas para tabular os dados do censo do seu país. Três décadas mais tarde, ele fundava a IBM. Na lista dos chamados computadores  consta o Z-1, criado pelo alemão Konrad Zuse. Este tentou para os nazistas o seu invento. Em 1944, a Universidade de Harvard e a IBM desenvolveram o Mark 1, nos Estados Unidos, mas só em 1946, após terminada a Segunda Guerra Mundial, ficou pronto o primeiro computador com fins militares, o gigantesco Eniac (Eletronic Numeric Integrator And Calculator), capaz de fazer 500 multiplicações por segundo. Essa histórica máquina pesava cerca de trinta toneladas e continha18 mil válvulase 800 km de fiação. (!)

Principais elementos de um computador

 Principais componentes de um computador

PROCESSADOR

Interpreta e executa funções. É considerado o “cérebro” do computador. A capacidade de processamento da máquina é medida através da unidade de freqüência Megahertz (MHz). Exemplo: 100MHZ, 200MHz, 400MHz, 3.0 GHz, 3.2 GHz etc. Juntamente com a memória Ram, são os componentes responsáveis pela velocidade do computador. Atualmente, duas empresas se destacam na fabricação de processadores: a Intel (Processador Intel Core 2 Duo – top de linha, Pentium II, Pentium III, Celeron, MMX) e a AMD (K6, K6 II), ou ainda Pentium D, 2.8 GHz (90 watts); Pentium D, 3.0 GHz (130 watts); Pentium D, 3.2 GHz (130 watts); Pentium Extreme Edition 3.2 GHz (130 watts)
 MEMÓRIA 

 A segunda é conhecida como memória de trabalho e é de natureza volátil, isto é, necessita de fornecimento constante de energia para que funcione. Significa dizer que se o trabalho realizado pelo usuário não for salvo em dispositivo de memória auxiliar como disquete (floppy disk), disco rígido (hard disk) ou pen drive, por exemplo, tudo será perdido caso venha a faltar energia.Ao ser executado, um programa é alocado temporariamente na memória RAM. Quanto maior a capacidade de armazenamento, melhor o desempenho do computador. Caso a memória não seja suficiente para dar conta de um programa, ele passa a usar espaço no disco rígido, o que contribui para deixar o computador mais lento.

A unidade de armazenamento e processamento usada pelo computador é o Byte, que é a quantidade de memória necessária para armazenar um único caractere. O Byte equivale a oito bits (bit vem de BInnary digiT, sendo definido como a menor unidade de informação, e representa os dígitos 0 ou um 1 no sistema binário). Essa unidade pode ser multiplicada por mil, milhão, bilhão, trilhão, quatrilhão etc, tendo as seguintes representações: Kilobyte (KB), Megabyte (MB), Gigabyte(GB), Terabyte (TB), Petabyte (PB) etc. São sempre números apoximados de bytes.

Quando se refere a essas representações, na verdade os números não são redondos. Assim, 1KB não significa exatos 1.000 bytes e sim 1.024 bytes. Por que?

ARREDONDANDO OS NÚMEROS

 Veja: quando se trabalha com números decimais, ao elevar 10 a uma potência de um número, o resultado é sempre um múltiplo de 10 e um número redondo.

101=10

102=100

103=1.000

104=10.000

Entretanto, quando se trabalha com bit (dois estados: ligado/desligado, 0/1), tem-se a base 2. Ora, nesse caso não se tem os números redondos habituais em potenciação de base 10. Confira:

21=2

22=4

23=8 (1 byte)

28=256

29=512

210=1.024 (1KB)

220=1.048.576 (1MB)

230=1.073.741.824 (1GB)

É sempre bom lembrar que as aproximações com os números pequenos são insignificantes, o que não ocorre com números os grandes.

Atualmente, utiliza-se de uma grande quantidade de memória, até mesmo nos equipamentos domésticos. Já é comum encontrar computadores com 32 milhões de bytes de memória RAM. Entretanto, nem sempre foi assim. Em 1981, o IBM PC, novidade na época, dispunha apenas de 65.536 bytes de memória interna, (quantidade para armazenar apenas 13 páginas impressas).

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

 Armazenamento

Ocorre em dispositivos de memória auxiliar (armazenamento secundário) tais como:

Discos Flexíveis ou Disquetes

Discos Fixos ou Winchesters, também conhecidos como Discos Rígidos (HDs)

Fitas Magnéticas (usadas normalmente para fazer cópias de segurança, ou back-up, dos dados o HD)

CD-ROM (Compact Disk Red Only Memory)

Pen drive

Outros (Zip, DVD, BluRay)

Entrada: teclado, mouse, joystick, trackball, scanner, mesa digitalizadora, caneta ótica, etc.
Em resumo, são quatro os tipos principais de manipulação de dados de um computdor: Entrada (input), Processameno, Armazenamento e Saída (output).
 

SOFTWARES (PROGRAMAS) BÁSICOS

Sistemas Operacionais (DOS, Unix, OS/2, Microsolt Windows, Linux etc.) – qualquer que seja o modelo da máquina que você esteja usando, há sempre um Sistema Operacional instalado, pois sem ele, simplesmente, o computador não pode funcionar. Assim, é o primeiro programa a ser instalado.

Aplicações comerciais

 

Utilitários
 Aplicações pessoaisAplicações de entretenimento FORMAS DE COMPUTADORES 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Aplicativos

 

Supercomputador

Computador de topo, usado por cientistas, capaz de processar um número enorme de informações. Ex.: processo de fissão nuclear, simulação de poluição atmosférica (envolvendo milhares de variáveis)

Computadores que manipulam grande quantidade de informação, tanto de entrada, quanto de saída e de armazenamento. Geralmente disponibilizam terminais e o armazenamento é feito um em único local. Utilizado por órgãos governamentais e grandes empresas que lidam com banco de dados de grande extensão.

Mainframe

Computadores que manipulam grande quantidade de informação, tanto de entrada, quanto de saída e de armazenamento. Geralmente disponibilizam terminais e o armazenamento é feito um em único local. Utilizado por órgãos governamentais e grandes empresas que lidam com banco de dados de grande extensão.MinicomputadorComputador menos robustos do que os mainframes, contudo com uma grade capacidade de processamento.

Estação de trabalho (Workstation)

Computador robusto baseado em arquitetura RISC, ou um conjunto reduzido de instruções, tendo por sistema operacional o UNIX, na maioria das vezes usado por cientistas e engenheiros.

Computador pessoal

É o computador ou microcomputador encontrado em escritórios, salas de aula e residências. Apesar do acrônimo PC ter sido cunhado pela IBM, para essa forma de computador, assim também são considerados os de outros fabricantes, a exemplo da plataforma Macintosh, da Apple.

Modelo de mesa (desktop) – pode ser acomodado em uma mesa de escritório. Atualmente o modelo de gabinete, em forma de torre, é bastante difundido.

Laptop – pequeno computador que pode ser colocados no colo do usuário (Lep, em inglês, significa colo).

Notebook – tem a forma e o tamanho aproximado de um caderno universitário e pode ser acondicionado em uma pasta. É ligeiramente menor que o Laptop.

PDA ou Palmtop – também chamado Assistente Pessoal Digital, é, atualmente, o menor computador existente, com tamanho inferior a um talão de cheque. Alguns modelos de Palmtop já vêm com caneta eletrônica e dispositivos que permitem a conexão com outros computadores e equipamentos através de luz infravermelha. (Palm vem do inglês, palma da mão). Leia aqui sobre a evolução dos computadores portáteis.

 

 

O PDA é um exemplo de microcomputador de mão.

O PDA é um exemplo de microcomputador de mão.

 

 

2 Respostas to “– Computadores & CIA”

  1. Carol Melo Says:

    Professor ,
    Pra quem disse que não daria aula de informática o Sr foi bem generoso
    em nos passar noções básicas da area.
    Um abraço.

  2. Ivalda Rosangela Says:

    É preciso obtermos o básico sobre computador, principalmente no mundo globalizado, onde tudo só opera através dele (o que para mim deve ser algo a se pensar). E este texto nos possibilita, de forma simples e precisa, obtermos estas informações.

    adorei.

Deixe um comentário